TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR! TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR!

A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL SEM A PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR, SUJEITA AO RESPONSÁVEL ÀS RESPONSABILIDADES PREVISTAS NA LEI DE DIREITOS AUTORAIS!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Seu valor...


Conta à lenda que um dia um homem muito orgulhoso, um guerreiro samurai muito conhecido por todos em sua região, foi visitar um grande mestre espiritual. Ao ser recebido pelo mestre, o guerreiro vendo a beleza do olhar do mestre e a imensa graciosidade que emanava, subitamente sentiu-se inferior. Muito irritado com esse sentimento, o guerreiro perguntou: "Por que me faz sentir inferiorizado dessa forma? O que está acontecendo aqui?


E o mestre respondeu: "Nada está acontecendo nesse momento, que não estivesse acontecendo antes que viesse até aqui! Você trouxe esse sentimento consigo!". "Que absurdo! Nunca me senti inferior a ninguém!", rebateu o guerreiro.


O mestre apontou para duas árvores em seu jardim dizendo:


"Olhe para essas arvores em meu jardim! Uma é tão alta que quase toca o céu e seus galhos frondosos oferecem sombra para todo o meu telhado. E a outra é pequena, tem poucas folhas, mas dá ótimos frutos. Elas estão aqui há anos e nunca houve qualquer problema entre elas. Qual delas você diria que é superior à outra?"


E o samurai confuso respondeu:


"Não sei! Nenhuma ora! Cada uma tem um importante atributo!"


E o mestre sorrindo disse: "Então, você já sabe a resposta para a pergunta que me fez a respeito de seu sentimento de inferioridade e como fazer para não sentir-se nem inferior, nem superior a ninguém".


A comparação não pode nem deve ser um parâmetro. Devemos ter em mente nosso valor, pois somos únicos. Quando não nos comparamos, não há inferioridade, tão menos superioridade. Temos nossas qualidades que são únicas. Ter me mente nosso valor é construir nosso próprio equilíbrio.


(Texto adaptado. Autor desconhecido).

Nenhum comentário: