TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR! TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR!

A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL SEM A PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR, SUJEITA AO RESPONSÁVEL ÀS RESPONSABILIDADES PREVISTAS NA LEI DE DIREITOS AUTORAIS!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Amor, Paixão e Realidade?!

Pensando livremente e de forma simples, sem muita teoria, mas com um pouco de ciência, resolvi pensar sobre essas três máximas que dão título a este pequeno artigo.

Abaixo trato sobre o Amor, a Paixão e a Realidade conforme pequenas exposições que pesquisei. Espero que o leitor possa adquirir mais entendimento sobre os temas e acrescente mais saber a sua cultura geral. Boa leitura!

Já que a realidade é apenas um pálido reflexo de um mundo feito de idéias e formas perfeitas, o que seria então o amor?

Filósofos e pensadores tentaram responder tal incógnita. Assim, temos:

"O amor é um crime que não se pode realizar sem cúmplice". (Charles Baudelaire);

"Amamos o desejo, não o desejado." (Nietzche);

"Precisamos amar para não adoecer." (Sigmund Freud);

"O amor acrescenta uma preciosa visão aos olhos." (Shakespeare.);

"Existem muitos motivos para não se amar uma pessoa, mas apenas um para amá-la." (C. Drummond de Andrade);

"O amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim em olhar juntos para a mesma direção." (Saint-Exupéry);

"Um homem sem paixões está tão perto da estupidez que só lhe falta abrir a boca para cair nela" (Sêneca) e, por fim,

"O amor é o sentimento dos seres imperfeitos, posto que a função do amor é levar o ser humano à perfeição. (Aristóteles).

Por outra via, temos que a Paixão seria: do latim passione = sofrimento, sentimento excessivo; afeto violento; entusiasmo, cólera, grande mágoa; vício dominador; alucinação; sofrimento intenso (tome, por exemplo, a PAIXÃO de Cristo). Paixão, já no vocabulário grego deriva de paschein, padecer uma determinada ação ou efeito de algum evento. É algo que acontece à pessoa independente de sua vontade ou mesmo contra ela. De paschein deriva pathos e patologia. Pathos designa tanto emoção como sofrimento e doença.

A Realidade por outra via, seria então: do latim realitas isto é, "coisa", que significa em uso comum "tudo o que existe". Em seu sentido mais livre, o termo inclui tudo o que é, seja ou não perceptível, acessível ou entendido pela ciência, filosofia ou qualquer outro sistema de análise. Realidade significa a propriedade do que é real. Aquilo que é. Que existe. O atributo do existente.

De outra forma e a senso comum, eu diria que o sentimento na emoção de um beijo caliente, envolvente e sedutor pode ser o início de uma paixão. Com a convivência e o tempo, tal paixão ganha força e desemboca naquilo que temos por amor, ou seja, um sentimento puro e verdadeiro de gostar e sentir. E por realidade entendemos a experiência vivida, seja paixão ou amor, ambas existem e são tidas como "coisas".

Na perspectiva durkheimiana poderia se dizer que o Amor é um fato social, pois os fatos sociais são relativos. Variam ao longo do tempo e do espaço. Por exemplo, o casamento, era um fenômeno social que se dava (e talvez ainda hoje), por motivo de interesses e negócios. Mas atualmente é visível que este fenômeno acontece por outro motivo: o amor que nasce entre os indivíduos.

Assim, temos que Paixão é emoção. Amor é sentimento e Realidade é uma coisa que existe.

Que nossa Realidade seja a de sentir a Paixao correr nas veias e o Amor paupitar o coração!

Nenhum comentário: