TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR! TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR!

A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL SEM A PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR, SUJEITA AO RESPONSÁVEL ÀS RESPONSABILIDADES PREVISTAS NA LEI DE DIREITOS AUTORAIS!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Egoísmo ou racismo?!

Muitas são as discussões que permeiam a questão do racismo no Brasil. Porém podemos dizer que falar de racismo nos conduz também ao preconceito e as cotas no Brasil. Notório é que vivemos em um Brasil de diversidade, mas também de desigualdades, onde preconceito e racismo andam de mãos dadas. Mas quando se pensa em políticas, ações e projetos que vissem redimir ou reduzir tal realidade, decorrente em parte ou totalmente do fato de termos tido no país 300 anos de escravidão, suscita o individualismo de muitas pessoas, e mais do que isso, nasce ou aflora o sentimento de perca, nesse sentido, perca de direitos. Como se isso fosse mudar a vida de quem já os tem. "(...)Ninguém quer ceder, ninguém quer perder; ninguém quer ficar por baixo..." (Fp 2.5-9). 
 

O passado nos mostra que inúmeros países vivenciaram a mesma realidade (com particularidades menores ou maiores). Talvez por isso mesmo seja que o termo "ação afirmativa" assuste quem o ouve. Pois àqueles, tendem a assimilar a experiência de outras nações como algo que não deu certo e por isso também não teria êxito aqui . Talvez estejamos vivendo na realidade o egoísmo de alguns que funciona como força motriz do/no racismo. 

Destarte, a busca do bem-estar social, econômico e político, já que um 'verdadeiro' cidadão deve gozar no mínimo desses direitos, passa pelo crivo da luta. Luta esta que não deve cessar na busca de uma sociedade onde impere a justiça, a verdade e a igualdade tão falada na Constituição.
 
Esperar acontecer denota comodismo, mas lutar revela a face do coração de um guerreiro!
 
 

Nenhum comentário: