TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR! TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR!

A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL SEM A PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR, SUJEITA AO RESPONSÁVEL ÀS RESPONSABILIDADES PREVISTAS NA LEI DE DIREITOS AUTORAIS!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Padrões!

O diverso, o diferente, o exótico nos parece estranho, fora do normal, e por isso, foge ao padrão, tornando-se anormal. O que não conhecemos contém em si uma certa rejeição anterior ao conhecer, ou no mínimo um estranhamento.

É normal, o que conhecemos, convivemos e compartilhamos. Outras coisas estranhamos. Mas não seriamos nós os estranhos, os diversos, diferentes e exóticos? Ora, somos nós quem determinamos o nível de aceitação ou rejeição ao outro que não segue um modelo pré-estabelecido e que, não necessariamente, é o melhor ou o mais correto.

Assim, "grupos minoritários ou vulneráveis " como portadores de necessidades especiais, idosos, índios, homossexuais, mulheres e negros, são tidos como diferentes e/ou exóticos, e por assim dizer, anormais, porque são os padrões pré-estabelecidos que ditam nosso entendimento do que seria tido como ideal e por conseqüência normal. Ou seja, é nossa submissão a conceitos já estabelecidos (os pré-conceitos) que torna vulneráveis aqueles que não seguem o modelo ou "tipo ideal".

Deixarmos de lado o preconceito, e os padrões pré-estabelecidos, lançando mão do bom senso é o primeiro passo para equilibrarmos as relações sociais, diminuirmos os conflitos e buscarmos a paz!

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com vc. Boa reflexão!

Ricardo Chaves
São Paulo, capital

Vampira Dea disse...

Legal seu blog, seus poemas, suas opniões,há um tempo tb fiz um post com esse titulo http://deaeomundo.blogspot.com/2009/11/eu-odeio-padroes.html
Em breve estarei em Minas apresentando Os Sonhos de Segismundo.
Um abraço.