TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR! TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR!

A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL SEM A PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR, SUJEITA AO RESPONSÁVEL ÀS RESPONSABILIDADES PREVISTAS NA LEI DE DIREITOS AUTORAIS!

terça-feira, 19 de maio de 2009

Ouvir é um dom!

Tem gente que acha que falar é conduzir uma conversa. Ledo engano. Quem ouve, é quem de fato, conduz a conversa. Já dizia o ditado: “quem fala muito dá bom dia a cavalo” ou “boca fechada não entra mosquito” ou ainda, “o silêncio vale mais que mil palavras”. Assim, quero chamar atenção, para o fato, de que vivemos um momento onde ouvir evitaria muitos erros, constrangimentos, tensões, medos, sofrimentos e inconvenientes. E por conseqüência, aprenderemos e entenderemos mais, podendo lançar mão de um conhecimento novo e mais sólido. Onde a construção de idéias será mais fértil e útil ao cotidiano de cada um de nós.

Ouvir permite estabelecer um vínculo social tão importante quanto falar. Em um dado momento, alguém, disse: “temos dois ouvidos para ouvir mais e falar menos”. Não estaria esta pessoa certa? Penso que sim. Aquele que ouve, tende a conduzir a conversa porque apreende melhor o que é dito pelo orador. Quem ouve, sabe mais sobre quem fala, pois faz perguntas construtivas. Já o contrário, não é tão verdadeiro.

Por fim, ouvir, constitui um dom em sua essência. Ouvir é andar ‘num’ caminho cujo destino não se sabe, mas pode se descobrir!

4 comentários:

@JayWaider disse...

Ouvir meu caroa Paulo é uma arte, os sábios, a sabem com perfeição, são eles os condutores perfeitos de uma conversa que nos conduz ao destino ideal.
Seu texto é muito importante pois, vivemos numa sociedade onde todos querem falar e na mesma proporção ninguém quer ouvir. Todos achamos que temos algo a falar... mas ainda há tempo de aprendermos que ouvir pode ser tanto, ou mais importante que falar.
Eu posso te ouvir.
Abraço. E vê se não fica tão sumido né?!!!

Lauana Buana Fidêncio disse...

Ow, valeu pela visita! Brigado pelo comentário, e inté!!

Apenas Alguém disse...

ei rapaz
quanto tempo, estou de volta na área
valeu pelos comentários deixado em meu blog
grande abraço
tenha uma boa semana
até mais
Apenas Alguém

Unknown disse...

Ouvir, ja dizia um sabio professor que tive, e um dom inestimavel. Ele dizia que o silencio e a melhor resposta em tempos de duvidas, mas que deviamos ter o cuidado de que nao se tornasse somente uma omissao ou uma aceitacao do discursado. Ouvir e bom, mas nem sempre nos fala o que realmente precisamos ouvir. Seu texto e fantastico.