TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR! TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR!

A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL SEM A PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR, SUJEITA AO RESPONSÁVEL ÀS RESPONSABILIDADES PREVISTAS NA LEI DE DIREITOS AUTORAIS!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

O que é ser brasileiro?

Em tempos atrás ser brasileiro era falar que é uma gente trabalhadora e feliz. Mas isso não é verdade. Atualmente ser brasileiro, implica em muitas outras coisas que não só essas duas. O brasileiro é o sertanejo que vive judiado pelo sol e pela chuva, o primeiro pelo seu excesso e a segunda por sua escassez; é o mineiro do Vale do Jequitinhonha, que faz da fome a inspiração da sua arte cerâmica; é o paulista, o nordestino, o carioca, o cearense, o sergipano, o índio, o negro, o branco, o pobre, o rico, o católico e o evangélico. Ser brasileiro não é só trabalhar e ser feliz, até porque ninguém é feliz. Ao contrário, vivemos momentos de felicidade. Ser brasileiro é isso e mais um tanto de outras coisas. Não existe definição do que é ser brasileiro, existem sim, tentativas de fazê-la. E não será esta também, uma definição. É apenas um ponto de vista, mas de uma coisa estou certo... Ser brasileiro é bom demais!

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou do Vale do Jequitinhonha. Agradeço por ter lembrado dessa região que só aparece na mídia quando se fala em prostituição infantil e tráfioc de mulheres! Airton Granhuns, Teófilo Otoni, Minas Gerais.

Anônimo disse...

Isso mesmo!